TCC






A Coordenação do Curso de Administração estabelece os procedimentos abaixo elencados, para a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de artigo científico (individual).



Tendo como objetivo a construção do conhecimento através da pesquisa, determinou-se que as áreas ou linhas de desenvolvimento dos trabalhos são:

1 – Marketing
2 – Finanças
3 – Operações
4 – Recursos Humanos
5 – Agronegocios
6 – Administração Geral
7 – Estratégia Empresarial
8 – Empreendedorismo
9 – Comércio Exterior e Relações Internacionais
10 – Contabilidade e Custos de Produção
11 – Micro e Macro Economia
12 – Direito
13 – Tecnologia da Informação
14 – Comportamento Organizacional
15 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade
16 – Consultoria Empresarial
17 – Logística
18 – Pedagogia Empresarial
19- Inovação e Gestão do Conhecimento
20 - Negociação e Gestão de Conflitos
21 - Estatística Empresarial

Tendo em vista facilitar o desenvolvimento da pesquisa sugere-se que, o aluno defina a sua preferência por uma dessas linhas desde a disciplina de Orientação de Trabalho de Curso I, evitando retrabalho e mudanças de orientador. Para isso, o aluno deve procurar um tema de sua preferência e em seguida discutir com os orientadores previstos pela instituição.

 

2 DO NÚMERO DE ORIENTANDOS E ORIENTADORES

Objetivando uma melhor qualidade no processo de elaboração do TCC, a instituição conta com o todo o seu corpo docente, como orientadores alocados nas disciplinas Orientação de Trabalho de Curso I e Orientação de Trabalho de Curso II.

3 DOS MEMBROS DA BANCA



A banca será constituída pelo orientador e presidente da banca, conjuntamente com dois (2) avaliadores convidados.
Os avaliadores serão convidados e alocados nas respectivas bancas, pelos orientadores e o Coordenador do Curso de Administração, tendo como princípio básico, serem professores preferencialmente do Curso de Administração.

 

4 DA DEFESA


Estará apto a submeter o TCC à banca de defesa, o aluno que cumprir todas as etapas de orientação ESTABELECIDAS SEMESTRALMENTE NO CRONOGRAMA PARA REALIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO e encaminhar o trabalho ao orientador e membros da banca nas condições abaixo elencadas. Além disso, deve seguir o roteiro abaixo em sua apresentação, a saber:

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser depositado, com prazo mínimo de 15 dias de antecedência em relação à data marcada para defesa, para a adequada leitura e análise dos membros convidados para a banca. Para isso, deverá ser entregue 3 (três) cópias em aspiral.
  • Tempo previsto da apresentação: de acordo com o cronograma na mostra de trabalhos.
  • As datas e os horários (início e término) das apresentações deverão ser cumpridos em respeito aos convidados e aos alunos das demais turmas, os quais terão aulas logo após os encerramentos das defesas, ou de acordo com o cronograma na mostra de trabalhos.
  • Chegar com antecedência ao local da defesa para preparação / organização da sala e teste do recurso áudio-visual a ser utilizado (se for o caso); de acordo com o cronograma na mostra de trabalhos.
  • A utilização de recurso áudio-visual (se for o caso) deverá ser solicitada ao Professor Orientador com, pelo menos, uma semana de antecedência e este poderá agendar pessoalmente ou requisitar a este setor tal procedimento. Não nos responsabilizaremos pelas solicitações que forem feitas fora do prazo.
  • As defesas são abertas ao público, porém, sem participações, sugestões ou qualquer manifestação durante as apresentações.

Para uma melhor qualidade da apresentação, sugere-se abaixo um roteiro para a apresentação oral, a saber:

1) Introdução do tema

2) Objetivos, geral e específico (Citar e dizer se foram alcançados ou não)

3) Metodologia (Citar também os principais autores)

4) Hipótese (Citar a confirmação ou não da mesma)

5) Citar ao longo da apresentação as referências bibliográficas utilizadas.

6) Apresentar os principais resultados obtidos em tabelas, quadros, gráficos e etc.

7) Considerações finais.

6 DAS CORREÇÕES E ENTREGA DO TCC


Após a apresentação e, tendo o aluno cumprido todos os passos previstos em sua defesa, deverá proceder as correções, quando sugeridas pela banca, dentro dos prazos definidos pela mesma. Posteriormente, o trabalho deverá ser encaminhado ao orientador para conferência das correções e autorização da encadernação do TCC em CAPA DURA, de acordo com os padrões da IES.

7 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TCC



O processo de avaliação geral do TCC apresentado dividi-se em: TRABALHO ESCRITO e APRESENTAÇÃO ORAL.


Para maiores informações e modelo, acesse os anexos abaixo:


ATENÇÃO PARA BAIXAR OS ARQUIVOS EM SEU COMPUTADOR SIGA OS PASSOS A SEGUIR: 
  • CLICK NO "ARQUIVO ABAIXO DESEJADO", 
  • APÓS VISUALIZAR, CLICK NA ABA "ARQUIVO" NA MESMA TELA E, 
  • EM "FAZER DOWNLOAD".

MODELOS DE ARTIGO CIENTÍFICO E BANNER PARA ALUNOS

Cronograma para realização do Artigo Científico

Modelo da parte escrita do ARTIGO CIENTÍFICO

Modelo do BANNER PARA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Como elaborar um artigo científico






MODELOS PARA PROFESSORES AVALIADORES

Ata de Defesa de Artigo Científico - TCC

Ata de Defesa de TCC - Fatores de Avaliação do TCC






OUTROS MODELOS E ASSUNTOS DIVERSOS

Temas e Assuntos para Artigos Científicos

Dicas para escrever bem

Ficha para Acompanhamento de Orientação de TCC ou Estágio

Modelo de Slides para Apresentação do TCC

Modelo de Declaração de Revisão Ortográfica e Gramatical em TCC

Manual de Normalização de TCC UNIPAC 

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)